top of page

Noções de Campo e Núcleo de Conhecimento

Uma das diretrizes da política de saúde brasileira versa a respeito do trabalho em equipe. Nas atividades desenvolvidas pelos residentes é possível constatar a organização do processo de trabalho em equipes, sob a noção de campo e núcleo de conhecimento. No campo têm-se os saberes e responsabilidades comuns a várias profissões integrantes do programa e no núcleo são os conhecimentos específicos a cada uma delas (1-3).

Observa-se, atualmente, uma necessidade de flexibilização da divisão do trabalho, não deixando de preservar as especificidades de cada profissão, mas realizando atividades comuns e mantendo intervenções próprias de suas respectivas áreas profissionais (3). Nessa interação educativa, pode ocorrer à contraposição de ideologias, promovendo de forma produtiva, com respeito mútuo e maleabilidade, a desestabilização necessária para que os profissionais em formação comecem a refletir sobre os saberes e fazeres específicos de seus núcleos e campos de conhecimentos, construindo coletivamente novas alternativas nos serviços de saúde (4).

Mda Rafaela Milanesi.

REFERÊNCIAS:

1 Campos GWS. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciência & Saúde Coletiva. 2000; 5(2): 219-30.

 

2 Ministério da Saúde (BR). Residência Multiprofissional em Saúde: experiências, avanços e desafios. 1ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

 

3 Ferreira SR. Residência Integrada em Saúde: uma modalidade de ensino [dissertação]. Porto Alegre: Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2007.

 

4 Ferreira SR. Olschowsky A. Residência integrada em saúde: a interação entre as diferentes áreas de conhecimento. Rev Gaúcha de Enfermagem. 2009 mar; 20(1): 106-12.

©  2016 por Rafaela Milanesi. Mestranda em Ensino na Saúde (UFCSPA).

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
bottom of page