top of page

Definição

Atualmente, o ensino de Pós-Graduação brasileiro pode ser dividido em duas modalidades distintas: Lato Sensu e Stricto Sensu. A primeira, denominada Lato Sensu, inclui programas direcionados ao aperfeiçoamento profissional e são divididos em especialização, aperfeiçoamento e residência. A segunda, Stricto Sensu, compreende programas de mestrado e doutorado, os quais disponibilizam aos discentes conhecimentos mais específicos, focados em determinadas áreas, visando à formação de professores universitários e pesquisadores (1).

As Residências podem ser denominadas como RMS ou em Área Profissional da Saúde. Conforme a Resolução nº 2 da CNRMS, de 13 de abril de 2012, que dispõe acerca das diretrizes gerais destes programas, a principal diferenciação entre as modalidades relaciona-se à composição dos núcleos profissionais. Enquanto a RMS necessita ser constituída por no mínimo três profissões da área da saúde, a em Área Profissional, compreende apenas uma (2).

Atualmente, há a tendência, por parte dos pensadores da área, em utilizar uma nova denominação para as RMS e em Área Profissional da Saúde. Desta forma, o termo Residências em Área Profissional da Saúde nas modalidades multiprofissional ou uniprofissional começa a ser utilizado, como já citado na Resolução CNRMS nº 5 de novembro de 2014, que dispõe sobre duração, carga horária, avaliação e frequência destes programas (3).

Mda Rafaela Milanesi.

REFERÊNCIAS:

1 Ferreira SR. Residência Integrada em Saúde: uma modalidade de ensino [dissertação]. Porto Alegre: Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2007.

2 Resolução CNRMS nº 2, de 13 de abril de 2012. Dispõe sobre a transferência de profissionais da saúde residentes. Diário Oficial da União, 16 abr. 2012, nº 73.

3 Resolução CNRMS nº 05, de 07 de novembro de 2014. Dispõe sobre a duração e a carga horária dos programas de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades multiprofissional e uniprofissional e sobre a avaliação e a frequência dos profissionais da saúde residentes. Diário Oficial da União, 10 nov. 2014, nº 217.

©  2016 por Rafaela Milanesi. Mestranda em Ensino na Saúde (UFCSPA).

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
bottom of page