
Eixos de Saberes das Estratégias Educacionais
Em consonância com as noções de campo e núcleo, a Resolução CNRMS nº 2/2012 define que as atividades dos programas de RMS devem ser organizadas em eixos. O primeiro é chamado de eixo integrador transversal de saberes, comum a todas as profissões envolvidas. Há um segundo eixo chamado de integrador, referindo-se às áreas de concentração constituintes do programa. Ainda existem os múltiplos eixos, correspondentes aos núcleos de saberes de cada uma das profissões (1).

Fonte: SisCNRMS/SESu/MEC, 2010.
Conforme a Resolução CNRMS nº 5 de 2014, conteúdos como “bioética, ética profissional, metodologia científica, epidemiologia, estatística, segurança do paciente, políticas públicas de saúde e o SUS” (2) devem ser contemplados nas estratégias educacionais da RMS e são alguns dos temas pertencentes ao eixo integrador transversal de saberes. Temáticas como “gestão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)” e “interdisciplinaridade e integralidade na atenção ao paciente crítico” podem fazer parte do eixo integrador da área de concentração “terapia intensiva”. “Fonoaudiologia na UTI” e “sistematização da assistência de enfermagem ao paciente
crítico” podem ser exemplos de disciplinas dos múltiplos eixos relacionados aos núcleos de saberes de cada profissão.
Ao refletir sobre que saberes atenderão a proposta dessa modalidade de ensino, é importante ter em mente que o conhecimento clínico se faz importante e necessário, mas que ele não é soberano portanto, para que o residente desenvolva um olhar ampliado em saúde, outros assuntos também deverão ser postos em discussão, tais como as estratégias de comunicação terapêutica, o processo de trabalho, a educação em saúde, a humanização do atendimento, entre outros (3).
Mda Rafaela Milanesi.
REFERÊNCIAS:
1 Resolução CNRMS nº 2, de 13 de abril de 2012. Dispõe sobre a transferência de profissionais da saúde residentes. Diário Oficial da União, 16 abr. 2012, nº 73.
2 Resolução CNRMS nº 05, de 07 de novembro de 2014. Dispõe sobre a duração e a carga horária dos programas de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades multiprofissional e uniprofissional e sobre a avaliação e a frequência dos profissionais da saúde residentes. Diário Oficial da União, 10 nov. 2014, nº 217.
3 Ferreira SR. Olschowsky A. Residência integrada em saúde: a interação entre as diferentes áreas de conhecimento. Rev Gaúcha de Enfermagem. 2009 mar; 20(1): 106-12.